jump to navigation

Música para ouvir 14 de dezembro de 2009

Posted by Cássia Alves in Música.
Tags: , , , , , , , , , , , ,
trackback

Ontem resolvi tirar o pó disso aqui… Escrever sobre coisas que eu curto, mas sem necessariamente um tema obrigatório. Aliás, com um tema sim: a aleatoriedade das minhas sinapses.

Para dar um exemplo, hoje estava com vontade de ouvir Maximo Park, banda que conheci melhor depois do Planeta Terra (sim, shame on me, a banda é boa mesmo). Como não tenho nada deles, fui atrás de alguns players online. Porém, já fiz uso de tantos variados, que ainda não sei qual é o melhor. Por isso, resolvi fazer uma lista deles por aqui.

Pra começar, um dos primeiros que conheci e talvez o mais famoso de todos: o Last.fm. O conceito de rádio online, que consegue mostrar em estatísticas e gráficos bem bacaninhas os seus gostos musicais é o que mais gosto por lá. Infelizmente, ele perdeu bastante a graça depois que passou a ser pago, mas quando ainda consigo alguns créditos para ouvir a rádio Last.fm, dá pra descobrir bandas beeem interessantes.

Falando em descobertas, um dos meus favoritos pra isso era o Pandora. Era colocar uma banda que ele buscava outras parecidas, no que diz respeito a riffs de guitarra, estilos do vocalista, ou qualquer padrão entre bandas que ele quisesse criar. Geralmente, surgiam coisas bem interessantes, o ruim era colocar algo de pop music e logo caía num hip hop gangsta bem chatinho. Mas conheci bandas bem intersssantes por lá. O chato é que eles passaram a restringir o acesso a IPs de fora dos States, e colocaram a mensagem abaixo:

Dá saudades de usá-lo… Principalmente nos dias que quero algo novo.

Alguns são bem interessantes pela sua programação/ideia/qualquer coisa que o cara que inventou quis fazer: o Musicovery é um ótimo exemplo. Ele monta uma “nuvem” toda bonitinha com o caminho das músicas que você quer. O legal dele é poder escolher o “humor”: se você está num dia mais introspectivo, é fácil regular lá para que só venham músicas calminhas na sua trilha sonora. O problema dele? Pesadíssimo! Um computador potente nem vai senti-lo, mas se sua máquina é lerdinha… Tenha paciência!

Um dos mais utilizados hoje (e por mim também) é o Blip.fm. A associação com o twitter é uma das coisas mais bacanas, principalmente para dividir aquelas músicas queridas com sua timeline. Atualmente ele permite integração com o Youtube, o que dá muito mais amplitude à busca, que depois do bloqueio de uploads, ficou bem prejudicada. É o meu favorito, só fico bloqueada nele quando não tenho ideias do que ouvir…

Para bandas que me recomendam, nada melhor do que o Myspace. A rede social da música é unanimidade para querer saber qualé que é do som de uma banda nova (até linkei o Maximo Park lá em cima com o My Space deles), o ruim é ter poucas músicas – aquelas que a banda permitir. Se você se tornar um viciado pela banda, precisará de outros meios para ouvir mais.

Ainda tem o Deezer, Grooveshark, o Hypster e o Hype Machine, esse último pra quem gosta de acompanhar as últimas novidades (dica da @andreahiranaka). Todos bem bacaninhas. E pra quem curte um esquema mais rádio, tem o Accuradio, que sempre me salva nos momentos de silêncio, dica do @hipotermia.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: